Dever de casa: Ajudar ou não?



 Fonte: http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/educacao/dever-de-casa-ajudar-ou-nao/

     A importância do dever de casa na vida escolar de uma criança é tema de bastante discussão entre escola e família.

Qual é a importância do dever de casa na vida da criança?

  • Estabelece uma rotina de estudo.
  • Possibilita um momento de estudo individual favorecendo o pensamento reflexivo.
  • Provoca a independência de estudar sem estar na sala de aula.
  • Viabiliza o desenvolvimento de habilidade e técnicas pessoais de estudo.
  • Propicia a organização pessoal e o ritmo e disciplina de estudo.
  • Ajuda a fixar e aprofundar os conteúdos.

De todas as funções do dever de casa, as duas mais fundamentais para a vida escolar da criança são: desenvolver a autonomia da criança para desenvolver suas atividades sozinha e fixar o conteúdo de sala de aula.


Os pais devem participar da vida escolar dos seus filhos. O dever de casa é uma atividade que deve ser feita pela criança mas pode sim ter o apoio de uma pessoa. Porém fique sempre atento que o dever deve ser feito somente pela criança para que os professores possam detectar as dificuldades apresentadas.

O grande segredo é ajudar sem oferecer respostas prontas, ajude o seu filho a pensar, a construir a linha de raciocínio quando é preciso.

É importante que seja estabelecida uma rotina para o dever de casa todos os dias, ter um horário e local para realização da lição de casa. É importante também deixar com que seu filho busque a sua autonomia e vá descobrindo a sua maneira de estudar sozinha. Muitas vezes a simples presença do responsável já intimida a criança.

Mas nem tudo são flores e muitas crianças têm uma grande resistência ao dever de casa e qualquer tipo de rotina. Quando seu filho tiver uma resistência muito grande para fazer o dever de casa, o primeiro passo é identificar o porquê da resistência. Muitas vezes essa resistência está ligada a dificuldade de realização da tarefa, nesse caso deixe bem claro para a criança que não existe a opção da não realização e caso esteja com dificuldade, a professora deve ser procurada.

Lembre-se sempre que a família e escola devem trabalhar juntas!
Dever de casa: Ajudar ou não? Dever de casa: Ajudar ou não? Reviewed by EEB Julius Karsten on 16:53 Rating: 5

Nenhum comentário:

Will Web Master. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.