Jogos Escolares de Santa Catarina


Os Jogos Escolares de Santa Catarina foram disputados durante 13 anos, até 1988, e passou a ser reconhecido como "o grande celeiro do esporte amador catarinense".
Atletas como Ana Moser, Fernando Scherer (Xuxa), Sérgio Vieira Galdino, Marco Antonio Cesar, Márcia Narloch – expressões do esporte brasileiro – são alguns dos frutos semeados nos Jogos Escolares de Santa Catarina.
A partir de 1992, após quatro anos sem serem realizados e com a unificação da COD (Coordenadoria de Desportos) e da Uned (Unidade Operacional de Educação Física e Desportos) a então criada Dide (Diretoria de Desportos), hoje Fesporte(Fundação Catarinense de Esporte), os Jesc foram reativados, mantendo em disputa apenas as modalidades esportivas possíveis de serem trabalhadas dentro das condições e realidade das escolas catarinenses. A partir desta data, atendendo a uma cultura implantada na realização do esporte de rendimento, as prefeituras passaram a “bancar” os investimentos na participação de suas respectivas delegações.
Em 2001 mais uma vez os Jogos Escolares foram suspensos, sendo substituídos pela Olimpíada Estudantil Catarinense, com o intuito de suprir a necessidade de um evento escolar voltado para o rendimento.
Em 2004 os Jogos Escolares de Santa Catarina voltaram a fazer parte do calendário da Fesporte com o objetivo maior de desenvolver os princípios norteadores do esporte educacional catarinense: educação, participação, integração e cooperação.
De uma forma mais consciente e organizada, alguns critérios passaram a ser considerados fundamentais para a manutenção e sucesso do evento:
a) as representações, obrigatoriamente terão que ser as escolas, ficando proibido a formação de seleções municipais;
b) os investimentos com a participação destas representações ficam distribuídas entre seus mantenedores - o Governo Estadual responsabiliza-se pelas escolas públicas da rede estadual; as prefeituras pelas escolas da rede municipal e as Escolas Particulares por si próprias.
c) os alunos participantes obrigatoriamente deverão estar matriculado nas escolas até o dia 31 de março do ano do evento.
d) os vencedores adquirem o direito de representar o Estado de Santa Catarina no evento correspondente em nível nacional.

Hoje, os Jogos Escolares de Santa Catarina têm em sua grade disputas nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, atletismo paraolímpico, basquetebol, futebol de salão, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol e xadrez, sendo todas elas oferecidas para os sexos masculino e feminino.
Esse ano o JESC foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2013, sexta-feira, sábado e domingo passado. Nossa Escola esteve presente com 3 equipes nas modalidades de futsal masculino – 4º lugar – vôlei masculino – 3º lugar – e vôlei feminino – 3º lugar.
Gostaríamos de agradecer ao Professor de Educação Física Ricardo de Oliveira pelo esforço e dedicação com nossos atletas. Agradecemos também ao Professor da Sala Informatizada Rafael por se fazer presente apoiando o voleibol masculino e a secretaria Janine com o voleibol feminino.
 
Parabenizamos os atletas da EEB Julius Karsten pela belíssima participação no evento, demonstrando respeito e orgulho em levar o nome da nossa Escola para o JESC. Não podemos esquecer de agradecer aos alunos que foram prestigiar o evento no sábado e domingo, assim como o Professor Adelar, de história do Ensino Médio que também apareceu para das uma força aos nossos atletas.

Atletas, obrigada por representarem nossa Escola com garra e determinação!






Jogos Escolares de Santa Catarina Jogos Escolares de Santa Catarina Reviewed by EEB Julius Karsten on 19:35 Rating: 5

Nenhum comentário:

Will Web Master. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.