TIPOS DE DEFICIENCIAS E A INCLUSÃO ESCOLAR


Palestra do dia 11/03/2013, segunda-feira
Palestrantes Ildemar Steinert Renken e Evelyn Metzger.
Turmas envolvidas: 01 e 02
Disciplinas envolvidas: Filosofia (Profª Cristiane), Português (Profº Lúcio) e Sociologia (Ricardo).


Neste ano a Escola Julius Karsten está atendendo 14 alunos com deficiência, e é importante que cada aluno consiga refletir sobre, o que é ser deficiente, o que é ser diferente e o que eu tenho com isso.
Primeiro é importante esclarecer que todos nós somos diferentes, não seria nada agradável entrar em um ambiente e encontrar todas pessoas exatamente iguais. Somos diferentes desde nossas características até nossas escolhas. E porque ainda assim temos o hábito de dizer que as pessoas deficientes é que são diferentes?
Não é possível que nós ditosnormais, não conseguimos olhar as nossas deficiências. Pensem, ser egoísta, cruel, mentiroso, infiel... é uma deficiência também, podemos dizer que essa é uma deficiência de caráter, que é muito pior que a deficiência que nos limita ouvir, andar, enxergar...
Temos aqui na Escola vários tipos de deficientes: surdos, cadeirantes, com Síndromes (Down, Williams, Asperger), distúrbios de comportamento, baixa visão, cada um com suas limitações, mas também com seus potenciais. Cada aluno está inserido dentro do ensino regular e está acompanhado de um segundo professor ou no caso dos surdos de um intérprete. Esse, tem a função de auxiliar os alunos nas suas dificuldades ou as vezes de adaptar os materiais pedagógicos. Lembrando que o conteúdo será o mesmo, o recurso e a estratégia é que irão ampliar e auxiliar a aprendizagem desse aluno.
Hoje a legislação brasileira garante a inclusão desses alunos dentro das salas de ensino regular, mas precisamos fazer a nossa parte, usar de uma conduta respeitosa quando dividimos o mesmo espaço, fazendo com que todos sintam-se: IGUAIS E INCLUIDOS.




TIPOS DE DEFICIENCIAS E A INCLUSÃO ESCOLAR TIPOS DE DEFICIENCIAS E A INCLUSÃO ESCOLAR Reviewed by EEB Julius Karsten on 16:31 Rating: 5

2 comentários:

  1. Parabéns a escola por propíciar momentos assim, de esclarecimentos sobre tipos de deficiências e inclusão escola. Esclarecer o que faz o 2º professor, ou o interprete. Esclarecer o que é diferente e o que é deficiente...É com informações corretas que combatemos preconceitos e assim contribuimos para um mundo mais humano de iguais.

    ResponderExcluir
  2. Fica a sugestão... quem sabe uma palestra assim para os pais também?
    Um abraço...

    ResponderExcluir

Will Web Master. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.