Projeto Semana dos Deficientes
EEB JULIUS KARSTEN
Tema: Em busca de igualdade
estamos aqui.
Situação problema
Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar
passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte. A
trajetória escolar não pode ser comparada a um rio perigoso e ameaçador, em
cujas águas os alunos podem afundar. O sistema Educacional de ensino torna esse
percurso fácil para ser vencido?
Justificativa
Sabemos que a inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito
distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos
educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem,
permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada
mais é do que garantir o direito de todos à educação - e assim diz a
Constituição!
Nesse intuito é que nossa Escola desenvolveu nesta semana o
Projeto “Em busca de igualdade estamos aqui” com a finalidade de conscientizar,
os alunos e professores de como devemos lidar e conviver de maneira sadia com
as pessoas deficientes que fazem parte de nosso convívio escolar, bem como
levar ao conhecimento dos alunos o entendimento e aprofundamento sobre Leis das
diversas deficiências.
Inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações
estão, muitas vezes na concretização do óbvio, do simples, do que é possível
fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos
e aceito sem outras resistências, senão aquelas que dão brilho e vigor ao
debate das novidades.
Objetivo Geral:
Participar das atividades com o intuito de clarear o sentido da
inclusão, como inovação, tornando-o compreensível, aos que se interessam pela
educação como um direito de todos, que precisa ser respeitado.
Objetivos
Específicos:
·
Demonstrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral da
escola, visando a atender aos princípios deste novo paradigma educacional.
·
Focalizar nossas experiências, no cenário educacional expandindo desafios provocados por essa inovação, no
sentido de efetivá-la nas turmas escolares, incluindo os trabalhos e atividades de forma que possa clarear nos
educandos ideias inovadoras sobre
inclusão.
·
Enfatizar que o princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos
sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em
alguns deles, ou seja, somente os com deficiência.
·
Fazer com que todos entendam que a inclusão de um ensino de
qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola novos posicionamentos,
e é um motivo a mais para que a comunidade escolar se modernize aperfeiçoando suas
práticas.
Avaliação
A avaliação constitui outro entrave à implementação da inclusão. É
urgente suprimir o caráter classificatório da avaliação escolar, através de notas, provas, pela visão diagnóstica desse processo
que deverá ser contínuo e qualitativo, visando depurar o ensino e torná-lo cada
vez mais adequado e eficiente à aprendizagem de todos os alunos. Essa medida já
diminuiria substancialmente o número de alunos que são indevidamente avaliados
e categorizados como deficientes, nas escolas regulares.
O sucesso da inclusão
de alunos com deficiência na escola regular decorre, portanto, das
possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na
escolaridade, por meio da adequação das práticas pedagógicas à diversidade dos
aprendizes. E só se consegue atingir esse sucesso, quando a escola regular
assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam
em grande parte, do modo como o ensino é ministrado. A aprendizagem é concebida
e avaliada. Pois não apenas os deficientes são excluídos, mas também os que são
pobres, os que não vão às aulas porque trabalham, os que pertencem a grupos
discriminados, os que de tanto repetir desistiram de estudar.
ATIVIDADES
ENVOLVENDO ALUNOS DE PRÉ AO ENSINO MÉDIO NA SEMANA NACIONAL DAS PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA.
Pré Escola: Pintura
de desenhos sobre Deficiência Intelectual e Múltipla.
1º Ano: Pintura do
desenho sobre Síndrome de Down.
2º e 3º Ano:
Desenhos e frases sobre Inclusão Escolar.
4º Ano: Confecção
de materiais adaptados ( como jogos) para trabalhar com os alunos com
deficiência.
5º Ano: Pesquisa
sobre o que é Inclusão Escolar, slides e desenhos.
6º Ano: Causas das
deficiências intelectuais e Muiltiplas.
7º Ano: O que é
deficiência intelectual e múltipla.
8º Ano: Pesquisa
das Leis que garantem a inclusão.
1º anos Ensino
Médio: Pesquisa de algumas Síndromes comuns que apresentam como conseqüência a
Deficiência Intelectual.
Projeto Semana dos Deficientes
Reviewed by EEB Julius Karsten
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10:05
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Olá Pessoal,
ResponderExcluirParabéns a escola pelo projeto. Realmente garantir o direito de todos à educação não é fácil. Primeiro temos que aprender a entender e como agir com cada diferença que encontramos pelo caminho... inserir alunos com deficiências de toda ordem na educação escolar passa por uma conscientização de todos. Projetos assim, ajudam e muito na aceitação,inclusão das diferenças.
Um abraço...
Pessoal da Julius,
ExcluirParabéns por essa iniciativa em envolver toda a comunidade escolar valorizando o processo de inclusão com todos os alunos onde todos são iguais nas suas diferenças.
Através das exposições dos trabalhos constatamos o envolvimento de todas as disciplinas juntamente com seus professores falando e trabalhando o que vivenciam no dia a dia. A busca pelo conhecimento científico através da pesquisa contribuiu para o aperfeiçoamento de todos, assim é a inclusão...um dia ela tinha que acontecer... não só pelas leis, mas pelo direito a vida digna e as oportunidades de viver em sociedade.
Quero ressaltar a palestra da professora da turma do 5º ano, que concluiu com as atividades com uma brilhante apresentação que servirá como argumento para a defesa das pessoas com deficiências. Com certeza, todos os que participaram desse momento: alunos, professores, direção, pais e demais da comunidade escolar, entenderão e defenderão a luta pelos direitos de cidadania e dignidade das pessoas com deficiências.
Parabéns a todos que se envolveram neste projeto.
Um abraço
Izabel do Carmen Bertoldi
Integradora de Educação Especial e Diversidade/GERED/SDR